REGIÃO

Tubulação importada da China vazou pela segunda vez, no Grama

31/03/2018 10:10




Na manhã desta sexta-feira, 30/3, a prefeita de Santo Antônio do Grama, Alcione Lima/PP, acompanhava o serviço de equipe da Anglo American, que analisava as circunstâncias de um segundo vazamento em tubulação do mineroduto Minas Rio. No fim da tarde anterior, houve vazamento de polpa de minério de ferro no ribeirão Santo Antônio, a cerca de cem metros do vazamento detectado em 12/3.

Segundo a mineradora, esta segunda falha ocorreu por volta das 18h55 e levou aproximadamente cinco minutos para ser estancada. Ainda de acordo com a Anglo American, não houve feridos e as operações da empresa foram paralisadas.
 
Em 12 de março, a mesma falha ocorreu, afetando o ribeirão. À época, foram despejados 450m³ de minério durante 45 minutos, deixando a água em tom avermelhado e obrigando que a captação e o abastecimento fossem suspensos. As atividades foram retomadas na última terça-feira (dia 27/3).
 
 
Após o ocorrido em 12/3, a Justiça da Comarca de Rio Casca determinou o bloqueio de R$ 10 milhões da Anglo American. A audiência de conciliação está marcada para o dia 20 de abril.
 
Alcione disse a esta FOLHA que mantém contato com Felipe Starling/gerente de Relações Governamentais da Anglo. Segundo Alcione, o vazamento ocorreu no mesmo trecho e a tubulação teria sido importada da China.
 
Havia, pela manhã deste sábado, 31/3, a hipótese de que a mineradora tenha que trocar a tubulação total daquele trecho, ao invés de simplesmente reparar o dano provocado pelos dois vazamentos. As autoridades e os órgãos ambientais  foram avisados ainda na noite de 29/3. O Ibama determinou imediata paralisação do transporte de polpa de minério.

 







UID:11415517/25/04/2024 13:55 | 0