SAÚDE

Cirurgia da catarata: qualidade da visão, qualidade de vida!

30/03/2018 10:00




Dr. Abdalla Campos Felício - Médico-Oftalmologista - CRM MG 39558

Consultório - Av. Dom Bosco, 426/2º Andar - Edifício Star Center - Palmeiras/Ponte Nova - (31)  3817-6064 e 9 8014-6064


O que é catarata? O olho possui uma lente natural denominada cristalino, que, como o próprio nome indica, é transparente e é a lente responsável pela convergência dos raios, formando assim a imagem na retina. A opacificação do cristalino é chamada de catarata. É como se olhássemos por um vidro todo sujo e embaçado: essa é a sensação de quem apresenta catarata.

O que causa a catarata? Alguns fatores estão relacionados à formação da catarata. São eles: envelhecimento, uso prolongado de corticoides, histórico familiar, diabetes, trauma ocular, exposição excessiva ao sol e radiações e outros (catarata infantil).

A catarata não é uma película sobre o olho, causada por uso excessivo da visão e espalhada de um olho para outro.

Como tratar? O único jeito de eliminar a catarata é a cirurgia. Não existe nenhum medicamento, suplemento dietético, exercício ou dispositivo óptico capaz de prevenir ou curar a catarata. Já a cirurgia  alcança grandes índices de sucesso.

Como é a cirurgia? É feita anestesia local. Realiza-se uma pequena incisão (3mm) através da córnea. Por esta incisão entramos com a ponteira da caneta do aparelho chamado facoemulsificador. Este aparelho produz ultrassom que fragmenta a catarata e seguidamente produz um vácuo que aspira todos os pedacinhos. No local ocupado antes pela catarata, inserimos uma lente artificial, que ficará ali permanentemente, não necessitando ser substituída e sem nenhum risco de termos novamente a catarata.

O oftalmologista poderá orientá-lo sobre o melhor momento de operar e as chances de recuperação visual.







UID:8500694/25/04/2018 19:15 | 0