SAÚDE

Qual a idade ideal para colocar aparelhos nos dentes?

18/03/2018 14:00




Dr. Francisco Milagres - Mestre e Especialista em Ortodontia - CRO MG 39.539

Consultório - Av. Dr. José Mariano, 431/Loja 6  (Galeria  do  EPA) - Palmeiras/Ponte Nova  -  (31)  3817-4901

Até algum tempo pensava-se que o aparelho era apenas para adolescentes e jovens. Hoje sabe-se que mesmo os pacientes na terceira idade podem ser beneficiados pelo tratamento ortodôntico. A cada dia, recebemos em nosso consultório mais adultos interessados em colocar aparelho.

Esta terapia pode ser fundamental na preparação dos dentes para colocação de implantes, na correção do posicionamento dentário antes da realização de procedimentos estéticos ou quando os dentes estão em trauma durante a mastigação.

O tratamento ortodôntico em adultos também é indicado para correção de problemas dentários que sempre foram um incômodo, mas que o paciente pensava ser tarde ou impossível corrigir. Já em crianças, há uma idade muito importante para se fazer uma primeira avaliação, que é por volta dos 5 e 6 anos de idade.

Nesta fase, as crianças ainda estão em crescimento e desenvolvimento ósseo e dentário, e, dependendo da gravidade  do problema, existe a necessidade de se colocar o aparelho precocemente para se alcançar um resultado tanto dentário quanto facial ideal. Desta forma, nem sempre deve-se aguardar toda a troca dentária para iniciar o tratamento ortodôntico.

Os problemas mais comuns que afetam a beleza do rosto estão relacionados às alterações de crescimento causadas por hábitos inadequados, como uso de chupeta, mamadeira, sucção do dedo, respiração e posicionamento da língua incorretos, que, com o passar dos anos e sem os cuidados na infância, poderão causar graves problemas no futuro.

O tratamento preventivo e interceptativo, quando realizado na época correta, pode favorecer a forma e posicionamento dos ossos da face, possibilitando que os dentes permanentes ocupem suas posições ideais nas arcadas, minimizando assim problemas futuros.

A Ortodontia é uma ciência complexa, e cada caso requer uma avaliação cuidadosa. Procure sempre um bom especialista em Ortodontia para avaliar a necessidade do tratamento ortodôntico e qual a melhor época para realizá-lo.







UID:9122439/19/10/2018 02:23 | 0