SAÚDE

Em Ponte Nova, a vacinação contra a febre não tem plantão de fim de semana

19/01/2018 15:00




A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde/Semsa, Laura Barbosa Ribeiro, informou, nesta sexta-feira, 19/1, que neste final de semana não haverá plantão de vacinação contra a febre amarela.

“No ano passado, Ponte Nova já passou pelo estado de emergência, houve plantões e grande mobilização. Neste ano, o alerta vale para algumas cidades da região”, esclareceu Laura, acrescentando que, nos nossos postos de saúde, o atendimento está “tranquilo” e somente de segunda a sexta-feira.

Como esta FOLHA já informou, as vacinas podem ser feitas em quatro unidades, das 7h30 às 17h. “É importante que as pessoas possam chegar o mais cedo, não deixando para o último momento do dia”, indica Laura.

No Pronto Atendimento Municipal/PAM do bairro Esplanada, a imunização ocorre todos os dias, exceto quinta-feira. No PSF do bairro Santo Antônio, todos os dias, exceto segunda-feira. Nas unidades dos bairros Triângulo e de Fátima, todos os dias.

Laura reforça que as pessoas devem levar seu cartão de vacina. “Muitos se esquecem do cartão. É muito importante para nós a apresentação deste documento para contribuir com o controle de imunização”, diz ela.

Quem deve se vacinar

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas entre 9 meses e 60 anos que habitam em regiões de risco e para pessoas que habitam em áreas urbanas e vão viajar para regiões afetadas pelo surto.

A imunização ocorre, ainda, em áreas urbanas vizinhas de municípios com ocorrência da  doença, como forma de prevenir emergências epidemiológicas.

No caso de pessoas com mais de 60 anos que nunca foram vacinadas, o médico deve levar em conta os riscos da vacinação, que incluem o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades (quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas).

Mulheres gestantes só devem se vacinar contra a febre amarela se o risco de adquirir a doença for extremamente elevado. Além disso, ela também é contraindicada para mulheres que estão amamentando. No entanto, caso a lactante precisa tomar a imunização é necessário suspender o aleitamento materno preferencialmente por 28 dias após a vacinação.

 







UID:11408130/23/04/2024 14:11 | 0