CIDADE

‘Não há, até o momento, risco de o rio Piranga transbordar’

04/12/2017 17:45




Às 14h30 desta segunda-feira (4/12),  a Defesa Civil de Ponte Nova informou, através de nota, que “não há, até o momento, risco de o rio Piranga transbordar. O rio está sendo constantemente monitorado, e em caso de qualquer alteração na vazão a população será informada”.

Com relação ao ribeirão Vau-Açu, “a Prefeitura agiu preventivamente ao alertar sobre o risco de inundação, mas por hora a situação também está sob controle”, continua a nota. Ocorre que, pela manhã, equipe da Prefeitura/Defesa Civil percorreu a parte ribeirinha da Vila e do bairro Santa Tereza alertando sobre o risco de transbordamento desse curso d’água.

De acordo com o boletim divulgado pela CPRM/Serviço Geológico do Brasil, a situação do rio Piranga é tranquila no que diz respeito ao monitoramento da sua bacia hidrográfica (veja a indicação em verde no mapa). A referência é o Sistema de Alerta de Eventos Críticos - SACE - tecnologia computacional que coleta, armazena, analisa e divulga dados das estações automáticas coletados por diversos equipamentos hidrometeorológicos instalados na bacia do Piranga.

Já de acordo com o Sistema de Acompanhamento Hidrológico da Bacia do Rio Doce, a cota de limite regular do rio Piranga é de 2,28 metros (m), havendo alerta com o nível de  2,80m. A partir de 3,30m, é que atinge o nível de inundação, relata o informe.

Dmaes informa

No começo da tarde deste 4/12, o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento/Dmaes divulgou nota cancelando o alerta - do começo da manhã - sobre uso racional da água em função da paralisação do serviço de captação de água no rio Piranga.

“A situação na captação de água já foi resolvida! O motivo da paralisação foi uma árvore que atingiu a rede elétrica. A captação está normal, liberando-se o abastecimento. Agradecemos o apoio e a contribuição de todos na economia de água”, conclui o informe.

 







UID:7936095/13/12/2017 09:14 | 0