CIDADE

As celebrações de Corpus Christi em Ponte Nova

16/06/2017 12:05




Na Igreja Matriz Santíssima Trindade, no bairro Triângulo as celebrações serviram para anunciar que, a partir de 20/6, começa o tríduo em preparação para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, prevista para 22/6. A organização é do Apostolado da Oração.

A partir da Igreja Matriz São Sebastião, houve, ainda em 15/6, procissão  percorrendo ruas do Centro Histórico e indo até o Oratório do bairro Copacabana.

Retiro Espiritual na Escola Nossa Senhora Auxiliadora abriu, durante feriado religioso dessa quinta-feira (15/6), a Festa Anual de São Pedro, que terá, entre 17 e 22/6, sequência de visitas missionárias, como consta da programação da Paróquia São Pedro/Palmeiras. A programação oficial - com eclética agenda - vai de 23/6 a 2/7.

Nas fotos, os tapetes instalados em algumas  ruas do bairro Palmeiras, os quais tiveram, entre os ornamentos, doações de alimentos e  roupas para encaminhamento a famílias carentes assistidas por agentes de pastoral.

 Para os cristãos católicos, Corpus Christi, expressão que vem do latim e significa "Corpo de Cristo", é um dia dedicado à memória e devoção da Eucaristia.  Para o catolicismo, o mistério eucarístico consiste na consagração do pão, representando o corpo de Cristo, e do vinho, significando o sangue, que renova o sacrifício de Jesus na cruz.

A Eucaristia teria sido instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu sua morte. De acordo com a tradição, Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo que celebra a Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A história católica conta que em 1209, na Diocese de Liége, na Bélgica, uma freira agostiniana chamada Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo dizendo que gostaria de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

O pedido da freira chegou ao bispo, e em 1246, na sua Diocese, foi celebrada pela primeira vez uma festa de Corpus Christi. Esse bispo, depois, assumiu o papado, tornando-se o papa Urbano IV, que estendeu, em 1264, a data festiva para toda a Igreja.







UID:7380203/24/08/2017 05:35 | 0