CULTURA

Ganga Zumba inaugura sua cozinha industrial

13/06/2017 12:00




O Grupo Afro Ganga Zumba/GAGZ inaugurou, na noite de 9/6, no 2º pavimento de sua sede, no bairro de Fátima, cozinha industrial que será usada para qualificação de mão de obra em  “Arte Culinária”.  O orçamento da obra foi de R$ 25 mil, a partir de doações diversas.

Para surpresa, a oradora Márcia Messias de Castro anunciou que o espaço ganhou o nome de Pedro Antônio da Gama Catarino, fundador e ex-presidente do GAGZ. Este se emocionou e disse que tinha em mente uma outra pessoa a ser homenageada “com todos os méritos”.

Pedro aceitou a indicação do seu nome para identificar o local e, seguindo o raciocínio de Márcia, relatou a história da ocupação daquele local, desde a doação de terreno pelo saudoso arcebispo dom Luciano Mendes de Almeida.

“Todos que aqui estão e tantos outros que bem conhecemos fizeram sua parte para erguer a nossa sede e para o sucesso do projeto desta cozinha, planejada há dez anos”, assinalou Pedro. Ele assinalou, por exemplo, o trabalho do pedreiro José Geraldo da Silva (Gebedeu), bem como a responsabilidade do engenheiro João Bosco de Sena Fernandes. E informou que a Emater atuará na formação de cozinheiros(as).

Enquanto Márcia destacou a importância do Grupo Afro para oferta de espaço para a comunidade negra e para todos os segmentos dos moradores do bairro, bem como para rotina de cursos profissionalizantes, perante o presidente da Câmara, Leo Moreira/PSB, Pedro Catarino informou que em breve o 2º pavimento da sede abrigará nova sala de reforço escolar e sala de informática.

Pedro Catarino ainda divulgou a relação dos principais apoiadores da construção e ampliação da sede do Ganga Zumba:

- Fundação Marianense de Educação/Dom Luciano; Paróquias São Pedro e São Sebastião; Capela do bairro; e Escritório Regional de Pastoral Região Leste e Pastoral Operária.

- SSVP/Conselho Particular de Palmeiras.

- Empresas: Petrobras, Itagro, Pontenet, Tecnolaje do Vale, Café Piranga, Saudali e Laticínios Porto Alegre.

- Ministério da Cultura e Secretarias/MG de Cultura, Defesa Social e do Trabalho.

- Comunidade do Bairro de Fátima; Fundo Municipal da Infância e Adolescência/Prefeitura Municipal; e Efigênia Cruz de Paula/Cartório de Registro de Imóveis.

- Deputado federal Padre João e o ex-deputado federal César Medeiros/ambos do PT.

- Escolas Nossa Senhora Auxiliadora e o recentemente extinto Colégio Salesiano Dom Helvécio.

- Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região.

- Fundação Menino Jesus.







UID:6900831/25/06/2017 09:05 | 0